sobre [about]  •  trabalhos [works]  •  exposições [exhibitions]  •  clipping  •  cv  •  info  
Cingapura é muito mais que uma conexão

Enviado por Guto em 02/08/2010 às 01:25 PM

para quem não vê um mapa faz tempo, pode ter certa dificuldade em achar cingapura. em algum lugar na ásia, onde tudo funciona, excelente local para conexão de vôos baratos. esta pequena ilhota, o menor país do sudeste asiático, está localizada entre a ilha de sumatra e malásia e nos reservou muito mais do que apenas um “hub” para hong kong. ficamos seis dias em cingapura e partimos com um gostinho de quero mais.

após alguns meses viajando, os sentimentos de chegadas e partidas são intensos. enquanto o primeiro marca as diferenças entre expectativa e realidade, o segundo alimenta o desapego e a vontade de seguir adiante. não há muito tempo para digerir sensações numa viagem como esta. o tempo de digestão segue a respiração.    

com mais de 5 milhões de habitantes, a cidade-país não é nem cheia nem vazia. tudo funciona, todos falam inglês. o transporte público é impecável, paga-se conforme a distância percorrida. dos simples aos mais sofisticados, os restaurantes deixam qualquer exigente paulistano de boca aberta. a cidade é plana, fácil de andar. muito verde, muitos parques, com um jardim botânico que deveria ser rebatizado de “parque” botânico e virar patrimônio da humanidade.



é incrível se deixar encantar com certa faceta multicultural e histórica. das exposições de jovens artistas à excelência da sinfônica da cidade. cruzar a esquina e dar de cara com o bar onde nick leeson tentava digerir sua famosa conta 88888 que arrastou à falência um dos mais tradicionais bancos ingleses, entender porque a pitoresca embaixada da tailândia continua fincada entre modernos complexos de shoppings ou descobrir um turco que vende bonecos alemães de madeira em um elegante shopping da orchard road. ir a cingapura é entender o porque do reticente relacionamento com os japoneses e as causas e conseqüências de um regime político parlamentar dominado por um único partido a mais de 50 anos. a cada esquina uma surpresa, uma ponte, um botero, um dali. um monumento de mau gosto! tudo bem, não importa. gosto não se discute, ainda mais em cingapura.

fomos conhecer o zoológico da cidade e seu conceito diferenciado que busca aproximar os animais de seu habitat natural. não há grades. cercas de madeira, água e muito verde separam os animais das pessoas. muito capricho. ao lado do zoológico, um safári noturno permite às pessoas observarem os animais ao relento.  o “caminho dos morcegos” – mangrove walk – é imperdível para quem gosta de um pouco mais de adrenalina! em ambos os parques, é notável os projetos de preservação de espécies em extinção, parcerias com ongs e empresas na adoção de animais, a conscientização pelo respeito à vida, a reeducação de adultos e crianças. percebe-se claramente que os animais são cuidados com carinho por equipe especializada. apesar de nossa inclinação de que os animais devem estar no seu habitat natural, vimos de forma bastante positiva o conceito do parque. importante para os visitantes perceberem as conseqüências de seus atos, os maus-exemplos do passado, mas que ainda há tempo para mudar antes que seja tarde. entre outras benfeitorias, aproximar as crianças dos bichos é desde cedo estabelecer uma ligação de respeito em sua forma mais pura.
 


meca do consumo, roda gigante de 165 metros, projeto megalomaníaco marina bay sands ou o mundo do entretenimento de sentosa island é reflexo da busca por substituição de receita. cingapura está em processo de transformação e busca por alternativas para substituir a decadente competitividade da indústria manufatureira local. expatriados atraídos pelas módicas alíquotas de imposto de renda fazem conta para antecipar a aposentadoria ou aumentar o poder de compra ao luxo que a cidade oferece. afinal cingapura é cara! muito cara! de onde vem tanto dinheiro? pergunte aos chineses.






legenda: tudo o que está em rosa são mega shopping centers!

#blog #relicario #viagens #fotografia #diariodeviagem #caixadereliquias #memoria #sagradas #protege #artecontemporanea #robertagoldfarb #singapore #cingapura #morethanaconnection #maisqueumaconexão  #reliquary #trips #photography #tripdiary #boxofrelics #memory #sacred #protect #contemporaryart