sobre [about]  •  trabalhos [works]  •  exposições [exhibitions]  •  clipping  •  cv  •  info  
Um Kumbh Mela por dia

Enviado por roberta goldfarb em 10/04/2010 às 08:20 PM

Varanasi era para ser nosso último destino na Índia. Acabamos tendo mais tempo do que imaginávamos antes de ir ao Nepal. Então melhoramos os planos.

Primeiro devo dizer que vim tão preparada para ver Varanasi que, mesmo sendo tudo o que vimos mas mais punk, mais pobre, mais simples, mais religioso, encarei bem, até devo dizer que gostei.

Mas cinco dias seria muito. Então resolvemos fazer um mini circuito budista, indo à Sarnath, onde Buddha fez seu primeiro sermão após atingir a iluminação e depois à Budh Gaya, onde Buddha atingiu a iluminação.

O famoso de Varanasi são os ghats. São mais de 6km de extensão, quase 90 ghats. Cada um com um significado, às vezes as escadarias tem cores diferentes, um templo, um porque, como a Scindia Ghat onde se cremam as pessoas que vem morrer em Varanasi (para os hindus morrer em Varanasi é motivo de comemoração e, consequentemente salvação instantânea). Para os hindus o Ganges é o templo mais importante, sendo assim, as preces acontecem sempre às suas margens.

Acordamos às 4h da manhã para um passeio de barco pelos ghats ao amanhecer. Lindo e bem impressionante. Pessoas rezando, lavando seus corpos, fazendo oferendas ao sagrado rio Ganges, louvando ao Deus Sol, crianças fazendo aula de yoga.

Ao fim do dia voltamos ao ghats para ver a cerimônia “Aarti”. Depois de chegar lá e conseguir abstrair todos os mendigos pedindo dinheiro, pessoas tentando te vender tudo, até massagem, conseguimos começar a curtir o que estava a nossa volta.

A cerimônia é realmente linda! Um Kumbh Mela menor e diário. Forte, intenso, envolvente. Centenas de pessoas acompanhando o culto, tocando os sinos, cantando, louvando o Deus Shiva.




cena rara na Índia, precisei tirar foto, ele estava por horas fazendo carinho no cachorro, bem cuidado e bem tratado!


Em seguida fomos à Budh Gaya, uma pequena cidade com mais de dez templos: Tibetanos, Vietnamitas, Butanês, Tailandês. Todos budistas.

Uma visita válida!





#blog #relicario #viagens #fotografia #diariodeviagem #caixadereliquias #memoria #sagradas #protege #artecontemporanea #robertagoldfarb #india #varanasi #uttarpradesh #umkumbhmelapordia #onekumbhmelaaday #reliquary #trips #photography #tripdiary #boxofrelics #memory #sacred #protect #contemporaryart