sobre [about]  •  trabalhos [works]  •  exposições [exhibitions]  •  clipping  •  cv  •  info  






LEVANTES, RAJADAS DE VENTO OU OS PLANOS PARA VER O MUNDO, 2014


Levantes:
A parte oriental de um território e, etimologicamente, o ponto cardeal onde nasce o sol. Ou ainda: o horizonte associado ao “nascente”, posição onde é possível visualizer o sol levantar-se. Disso deriva uma outra atribuição ao vocábulo: motim, o povo levantando-se contra uma ordem vigente; estopim de movimento/desejo acerca de algo.

Rajadas
aumento repentino e violento da intensidade com que sopra o vento; rasgo eloquente de uma quantidade considerável de ar; corrente que pode movimentar e tirar as coisas de seu lugar, transportá-las para contextos incomuns, ditos até como desorganizados ou em estado de transformação.

Planos para ver o mundo:
quando se planeja, almeja, projeta-se mapas, dobras, novos tempos para se viver. Quando não se cabe mais no mesmo ou quando o tão longe parece possível em uma anotação no caderno.

Por impulso, anseio, angústia de quem vive. Por uma geografia que não se queria mais aérea ou distanciada, mas como forma de convívio com os lugares. Por um fio que desorientasse o horizonte. Roberta Goldfarb foi em viagem, dispondo-se às datas, aos acasos, à vertigem de lançar-se nesse abismo que é o mundo. Agora, mundos depois, escreve sobre o que existe, isto é, sobre como viu as coisas existindo, sobre tudo aquilo que persiste não somente em seus planos ou especulações, mas na trama pulsante e necessária das coisas, tal como estão no mundo, nos modos de vida, nas diferenças. Com uma poética que transita entre a narrativa sobre aquilo que soa imperceptível e o registro de seu próprio corpo nos lugares que mapeia, Roberta Goldfarb moveu as peças de uma realidade que se metamorfoseava no deslocamento, no caminho, tendo tantos não-pousos como pontos de reflexão sobre um “estar aqui” que podia ser qualquer lugar.

Para a dupla viajante/caminho, a vida cabia nos bolsos, sempre incompleta, sempre em busca, refazendo-se. De todos os lugares por onde passou, a artista levou a vontade de seguir e cartografar horizontes,culturas, preces, paisagens, rostos, personagens, afetos. Podem ser avistados em “Levantes, rajadas de vento ou os planos para ver o mundo” detalhes fisgados em seu entorno de viajante: rastros de quem se fez andarilho como prática poética. Avista-se, assim, uma paisagem de imagens, objetos, sons. Na mostra, quarta individual da artista, há “Relicário”: uma caixa, na qual estão testemunhos desse tempo de intenso deslocamento. Dos objetos que ali se encontram, quase como um segredo que a artista quer partilhar, partem as faíscas para a constituição das obras. Neste lugar/aqui, que agora visualizamos, tudo o que fica é memória e o que há de vir.

Galciani Neves

RISINGS, BLASTS OF WIND OR PLANS TO SEE THE WORLD, 2014


Risings:
a movement upwards - as the sunrise. The horizon associated to “nascent”, the eastern position from where it is possible to see the sun rise. Also, revolutions, drastic and far-reaching changes in ways of thinking or behaving, transformations, modifications, cycles, triggers of the want or desire of something

Blasts of wind:
a sudden and violent increase in the intensity of the blow of the wind; gust of a significant amount of air; bursts of strong wind that can move things away from where they belong and transport them to uncommon contexts, even said to be disorganized or in a state of transformation.

Plans to see the world:
when you plan, look forward to, devise maps, folds, and new times to live. When you no longer fit or when that which seems so far away becomes accomplishable on a simple note on your notebook.

By impulse, desire, or anguish of one who lives. For the want for a geography less intangible or distant, but as a form of communion with the places. For the want of a reason that would change the setting and open up a new horizon. Roberta Goldfarb travelled embracing dates, chance events, and the vertigo to throw herself into the abyss that is the world. Now, worlds later, she writes about what exists or, in other words, about how she perceived things existing, especially about all that is still alive not only in her plans or suppositions, but also in the throbbing and necessary plot of things, such as they are in the world, in lifestyles, and in differences.
With a style that drifts between a narrative about what seems imperceptible and a register of her own body in the places she mapped, Roberta Goldfard moved the pieces of a reality that transformed as she went along her way, with so many non-landings as points of reflection about a state of “being here” that could be anywhere.

For both, traveller/road, life fit in pockets, always incomplete, always searching, remodeling. Everywhere she went, she willed to go ahead and map horizons, cultures, prayers, landscapes, faces, characters, likings. In “Risings, blasts of wind or plans to see the world”, one observes details picked from her surroundings as a traveller: traces of a wanderer in poetic practice. Thus, your eyes catch a landscape of images, objects, sounds. In her fourth solo exhibit, you will see “Relicary”, a box that contains reminders, vestiges of such intense travelling time. From the objects contained in that box, as if a secret the artist wants to share, the sparks to create her works are born. Here, in this place that we now see, all that stays are memories and what is to come.

Galciani Neves