sobre [about]  •  trabalhos [works]  •  exposições [exhibitions]  •  clipping  •  cv  •  info  
Haka e Rugby

Enviado por roberta goldfarb em 14/03/2010 às 06:05 AM

Um dos nossos objetivos aqui na Nova Zelândia era assistir uma partida do All Blacks. Afinal, a Nova Zelândia apesar de não ser a recordista em títulos da Copa do Mundo (Austrália e África do Sul tem 2 títulos cada contra apenas 1 dos kiwis) está para o rúgbi, assim como o Brasil para o futebol. Em 2011 a Copa do Mundo de rúgbi será aqui e há grande expectativa local para conquistar o título mundial novamente.

Desde sua grande aparição ao mundo derrotando os ingleses, os carismáticos All Blacks conquistaram admiração mundial. A NZL é o berço de grandes jogadores em atividade, e mostraram ao mundo Jonah Lomu, para muitos o Pelé do rúgbi.

Infelizmente, os All Blacks jogarão por aqui apenas em Junho. Tudo bem, já que tínhamos a alternativa de assistir uma partida do Super 14, o equivalente à Heineken Cup só que para o hemisfério sul. Como o próprio nome diz, o torneio é disputado por 14 times da Nova Zelândia (5), África do Sul (5) e Austrália (4) e os principais jogadores destes países estariam em campo.

Hamilton, 12 de março de 2010. Os vice-campeões do ano passado (Chiefs) da Ilha Norte perderam em casa para os Cruzaders da Ilha do Sul. 19 x 26! A partida mobilizou a cidade, todos prestigiaram. Convivência mais pacífica impossível. As brincadeiras se limitam a vaias e provocações de pessoas que mais pareciam irmãos. A grande maioria torcia obviamente para o time local, mas nem por isso os pontos do adversário não eram aplaudidos. Cinco minutos após o final do jogo, uma portinhola de meio metro que separa a torcida do gramado foi aberta. Mesmo com a derrota, os jogadores dos Chiefs eram cercados pelos torcedores como ídolos: autógrafos, fotos, jogadores de ambos os times lado a lado (muitos são amigos e jogam juntos pelo All Blacks) e um festival de bolas de rúgbi voando com crianças aperfeiçoando a técnica para seus futuros tries! Enquanto isso no Brasil ...


Haka

O Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto para intimidação de tribos inimigas.

Segundo o povo Maori, Tama-nui-to-ra, o deus do sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.

Atualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes de seus jogos executar uma haka específica chamada Ka Mate.

Antes da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, no sendo este necessariamente capito da equipe. As palavras são utilizadas no só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrão é o mesmo utilizado no curso de toda a exibição, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo - e intimidar o adversário.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




#blog #relicario #viagens #fotografia #diariodeviagem #caixadereliquias #memoria #sagradas #protege #artecontemporanea #robertagoldfarb #novazelandia #newzealand #haka  #rugby #hakarugby #reliquary #trips #photography #tripdiary #boxofrelics #memory #sacred #protect #contemporaryart