Volcano dos livros de Geografia

Enviado por roberta goldfarb em 14/03/2010 às 05:54 AM


Há uns 10 anos, uma campanha da Mercedes-Benz para promover o lançamento do Classe A no Brasil (chamava: Fã - Você de Mercedes) mostrava como a empresa participava de diferentes momentos na vida de um jovem: desde a infância brincando com um carrinho  / pedindo carona em um caminhão Mercedes / até casando-se com uma mulher chamada Mercedes .... enfim ... no final o já quarentão entra na loja, debruçasse sobre um Classe A e ao ser indagado por um vendedor se já pensou em ter um Mercedes responde, em tom de espanto, um inseguro ... “Não”!?!?

Pois bem, uma sensação parecida ao descobrir que era possível pisar num vulcão ativo! Aquele vulcão dos primórdios, das aulas de geografia, dos livros, dos filmes, da televisão, da imaginação. A sensação é especial assim que o barco atraca. O forte cheiro de enxofre e a cor “amarelo ovo” estão por todos os lados. A caminhada de cerca de 2 horas em volta da principal cratera, dos gêiseres que apitam forte e de poços borbulhantes de lama davam a real dimensão de onde estávamos pisando. Não é possível enxergar a famosa lava incandescente ... ainda bem! O que poderia ser uma certa decepção aos livros da escola se não fosse a nossa vontade de permanecer “vivos”.

O Vulcão fica 50 km distante da costa leste da ilha norte, há uma hora e meia de barco ou 10 minutos de helicóptero.  Optamos pelo barco, pois além de ser 1/3 do preço, a Roberta poderia ter a chance de recuperar os golfinhos perdidos em Milford Sound, inclusive com o risco de um bônus: “Baleias”. Desta vez  não fomos surpreendidos pelas baleias, mas os golfinhos fizeram a festa!

Atualmente, o nível de atividade vulcânica é de 1, numa escala que vai de 0 à 5. É monitorado por câmeras e instrumentos 24hrs por dia e qualquer sinal de aumento de sua atividade, de 1 para 2 que seja, seria motivo para cancelar nossa visita. A água acumulada da chuva na principal cratera tem uma cor verde esmeralda e é tão ácida, que o PH fica bem abaixo do limite inferior 0 da escala Sorensen.

Por incrível que pareça, o vulcão é de propriedade privada. Após algumas tentativas frustradas do governo de comprá-lo da tal família Buttle (local), foi declarado reserva nacional privada com várias restrições visando sua preservação. Sem problemas para os Buttles, afinal de contas para uma família abastada, há algo mais excêntrico do que ter um vulcão ativo na declaração anual de renda?



#blog #relicario #viagens #fotografia #diariodeviagem #caixadereliquias #memoria #sagradas #protege #artecontemporanea #robertagoldfarb #novazelandia #newzealand #vulcaowhakatane  #whakatanevolcano #volcanodoslivrosdegeografia #volcanofromthegeographybooks  #reliquary #trips #photography #tripdiary #boxofrelics #memory #sacred #protect #contemporaryart